quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

TOPSET – TopSolid 6,12 – VB 2013 + SQLlite

Fernando "geniosoft" Pinheiro | quinta-feira, 9 de janeiro de 201413:28 |


TopSet é um programa para exportar uma modelação por grupos de peças (Sets), para vários formatos em simultâneo, segundo regras especificadas por nós. Podemos por exemplo definir um perfil de exportação em que as peças do molde vão para um ficheiro _part, o lado móvel para um ficheiro _bside, o lado fixo para um ficheiro _aside e os movimentos para um ficheiro _slides.
A partir de um só perfil podemos separar o molde em diferentes set's, e exportar em simultâneo para vários formatos, como IGS, STEP, PARASOLID, ou PDF...



Os perfis de exportação podem ser criados pelo utilizador, acedidos a partir do menu único “Perfis”, e baseiam-se no seguinte principio: Todas as peças do assembly, são separadas com base no sub-assembly a que pertencem: Aside, Bside ou Parts, atrbuindo-se um ficheiro a cada um (que pode ser o mesmo entre eles, permitindo assim que por exemplo as Parts fiquem no ficheiro de Aside ou Bside, conforme a escolha). Para além desta divisão automática, podem-se ainda estabelecer regras para que as peças que estejam num intervalo de layer's ou index's sejam atribuidas a um outro ficheiro. O software trabalha apenas com números para estabelecer as regras, isto é, não se deve indicar index's do 080A ao 080Z, se se quiser isto deve-se indicar apenas index 080, como valor máximo e minimo, e qualquer peça neste index (inclusive por exemplo um parafuso P080A) irá parar ao ficheiro estabelecido na regra.
È possivel criar, renomear, eliminar ou duplicar perfis já existentes para aproveitar regras já existentes adaptando a novos perfis.


Na janela principal do programa após a escolha do perfil a utilizar para a exportação, escolhem-se também os exportadores desejados, colocando vistos nas checkbox's.. Deve.se também indicar a pasta de destino, que pode ser obtida a partir da path do documento de molde actualmente aberto no TopSolid (existe um botão para isso), assim como explorar e encontrar a pasta desejada para destino da exportação.
Por limitação da API é obrigatório efectuar uma operação dentro do TopSolid sobre todas as shapes (excepto as part's de molde), para que estas sejam reconhecidas e tratadas sem problemas. Isto implica que antes de avançarmos temos que ter o nosso projecto gravado e após isso fazer um Transform com coordenadas 0,0,0 a todas as peça, o que adiciona uma operação em todas as shapes, sem as alterar, e apenas desta forma o processo decorre sem problemas. Como existe esta operação necessária, quando se pede para avançar com a exportação no botão Exportar da janela do programa, logo a seguir temos um aviso a explicar este procedimento que deve estar realizado, e alertando que todo o trabalho no final é fechado sem gravar para não acrescentar esta operação de transform ao molde. Caso se clique na checkbox "Criar SubPastas" os modelos exportados são criados dentro de pastas organizadas pelas extensões selecionadas. Além disto são criados ficheiros de extensão .mld com as peças separadas e desparametrizadas, que caso se deseje o utilizador pode depois apagar manualmente.
 





Nada mais resta acrescentar, senão façam o download, experimentem, partilhem, que vos seja útil e comentem por favor. Disponibilizo o código fonte em Visual Basic assim como o Setup de Instalação.

DOWNLOAD CÓDIGO FONTE + INSTALL AQUI!













Tags:
Se achou esta publicação interessante, partilhe, comente e siga.

Receba actualizações

Subscreva o nosso email e receba actualizações.

Partilhar esta publicação

Publicações relacionadas

0 comentários:

Sobre mim

A minha foto
aka geniosoft geniosoftware@gmail.com

Seguidores

Arquivo do Blog

Copyright © 2013 CAD with API. Bloggerized byOzynetwork converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top