quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TOP SAVE – VB2013 - TOPSOLID 6.12

Fernando "geniosoft" Pinheiro | quarta-feira, 13 de novembro de 201323:23 |

TopSave é um utilitário semelhante ao MultiConverter, mas que permite exportar os componentes internos de uma modelação de molde do TopMold, peça a peça, em vários formatos em simultâneo e com nomes de ficheiros parametrizáveis por peça.
Este programa foi muito rápido de escrever e permitiu-me explorar novas funcionalidades da API do TopSolid, nomeadamente as interfaces de exportação e o trabalho com sets, em que este ultimo parece-me ter muitas potencialidades para novas aplicações e inclusivé para ser introduzido em aplicações anteriores como a TOP INDEX que poderia tirar mais rendimento quer em velocidade, quer em qualidade dos dados, lendo os componentes dos moldes a partir de sets e não da lista global de elementos.
O software permite explorar para o local de exportação, através do botão “Selecionar Pasta”, mas quando pedimos ao software para ler uma lista de elementos a partir de uma modelação aberta (utilizando o botão “Ler Lista de Elementos”) ele também absorve a pasta do documento como sendo a pasta para gravação, podemos depois acrescentar uma subpasta ao destino, criando-a mesmo dentro do mini-explorador disponibilizado pelo botão “Selecionar Pasta”.
Ainda o nome dos ficheiros exportados são parametrizáveis peça a peça, através de campos como o Index da peça <BOM>, a designação/descrição <DESC>, até á própria data do ficheiro original ou do sistema. Para isso basta premir os botões que dão os campos auto substituiveis durante a gravação, ou acrescentar caracteres à mascara de nome de ficheiro, pode-se colocar um traço entre campos, apenas escrevendo-o manualmente na caixa de texto que parametriza o nome.
O programa tem uma função para exportar uma peça selecionando-a directamente no TOPSOLID, premindo o botão "Selecionar Elemento no TopSolid e Exportar", o que nos passa o controlo para o TOPSOLID de forma a selecionar um elemento e após o OK, avança exportando essa peça nos formatos selecionados.
A máscara de exportação, assim como os formatos preferidos ficam gravados no registry do windows para a próxima sessão, de forma que não temos que estar sempre a preencher tal.
Se utilizarmos o botão "Ler Lista de Elementos" em função das checkbox's escolhidas o TOPSAVE lê do TopSolid os componentes correspondentes aos set's selecionados (Aside, Bside, machined, full), atenção que também altera a pasta de saida para a do ficheiro aberto no TopMold, depois é só picar na lista aqueles que queremos que sejam exportados e premir "Exportar Shapes Selecionadas" para avançar com a exportação para a pasta indicada, com os formatos escolhidos.
O programa tem ainda poucas horas de trabalho, mas está operacional, apesar que deve ter bastantes bugs, alguns que já tenho encontrado, mas que tentarei solucionar. Não deixa de ser uma ferramenta útil e que pode poupar bastante tempo na exportação de peças modeladas, que necessitemos de passar para um CAM exterior, ou outro software.
Façam download, instalem, analisem as fontes e dêem-me o vosso feedback.

!DOWNLOAD DA VERSÃO BETA: SOURCE + INSTALL!


Tags:
Se achou esta publicação interessante, partilhe, comente e siga.

Receba actualizações

Subscreva o nosso email e receba actualizações.

Partilhar esta publicação

Publicações relacionadas

0 comentários:

Sobre mim

A minha foto
aka geniosoft geniosoftware@gmail.com

Seguidores

Arquivo do Blog

Copyright © 2013 CAD with API. Bloggerized byOzynetwork converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top