quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

TOPLEGENDA PARA TOPSOLID V6.12 EM VB2013 + SQLITE

Fernando "geniosoft" Pinheiro | quarta-feira, 11 de dezembro de 201319:12 |

TopLegenda é um editor de legendas para o TopSolid, que permite fazer uma leitura dos campos que são usados na legenda do utilizador, criando um perfil reutilizável com eles. Permite também atribuir a cada campo da legenda uma propriedade de um componente do TopMold, o que permite preencher a legenda de uma forma automatizada de acordo com o componente escolhido e a parametrização da legenda feita.

O programa foi escrito no Visual Studio 2013 Express Edition na linguagem Visual Basic, compilado com recurso ao .Net Framework 4.0. Para comunicar com o TopSolid utilizo a API e recorri ao cliente de base de dados SQLite para gerir a configuração dos perfis das legendas criadas. O SQLite é um cliente de base de dados que pode ser embebido no prórprio software e gere a base de dados num ficheiro de base de dados que pode é descarregado juntamente com a instalação do próprio software. Para pequenas bases de dados em que não queremos recorrer a uma solução cliente-servidor com gestão de base de dados à parte, com todas as implicâncias que isso traz, este gestor de BD é excelente, pois cria uma solução muito portátil e suficientemente rápida e capaz, estando a base de dados num ficheiro que acompanha o executável.


Falando do programa, a interface do utilizador está dividida em 4 partes (ver imagem);
(1) a área de gestão de perfis;
(2) a área de gestão de documentos e componentes TopSolid;
(3) a grelha com a definição da legenda;
(4) a leitura e introdução de novos campos na grelha da legenda;
Sobre a área de gestão de perfis (1) não haverá muito a dizer, pois as funções são muito simples e auto explanatórias. Podemos criar os perfis que quisermos, duplicar os já existentes para adaptar o que necessitarmos, ou renomear e eliminar os existentes. Selecionando o perfil na lista pendente de perfis, a grelha com a definição da legenda (3) é automaticamente actualizada.
A grelha (3) apresenta-nos os detalhes do perfil selecionado, com os campos que estão selecionados para actualização no nosso ficheiro draft. A actualização de cada linha só é feita sobre o draft se a checkbox na coluna 'Aplicar' estiver com o visto. A coluna 'Conteudo' é a única que pode ser escrita directamente, e estando o visto checkado em 'Aplicar' o efeito da edição aí é imediato sobre o documento corrente na janela do TopSolid.
Podemos introduzir novos campos na legenda utilizando a área de leitura e introdução de campos na grelha (4), esta área contém 2 botões de comando que fazem ligação com o TopSolid:
'Ler Descrição (TopSolid)' / 'Ler @ (TopSolid)' – Ao premir qualquer um destes botões, a janela do TopSolid pede-nos para indicar o texto que queremos usar, para cada uma das caixas correspondentes aos botões. A descrição serve apenas de titulo para sabermos o que introduzir na linha correspondente, enquanto que a leitura do Nome(@) especifica qual a entidade de texto que será alterada, quando fôr feita a atualização do texto manual na grelha ou após a escolha de um componente e premir do botão 'Aplicar Textos'. Ainda nesta zona (4) ao definir uma nova linha da legenda, podemos especificar que aquela linha de texto será afetada por um determinado campo (que será substituído pelas propriedades de um componente) como seja o index, o material, a quantidade, etc...
No conjunto de botões da zona assinalada com (2) temos duas listas pendentes e dois botões. As listas de documentos e componentes são actualizadas ao premir o botão 'Refrescar'. A partir do click nesse botão, passa a estar disponível na lista pendente 'Documento de Referencia' os desenhos de molde que estiverem em memória no TopSolid (mesmo que invisiveis), assim como para o desenho de molde selecionado a lista de componentes que esse molde contém, isto na lista pendente de componentes. Ao selecionar um componente da lista (filtrados e ordenados pelo index) os textos da grelha são imediatamente actualizados conforme os campos selecionados, mas a alteração para o TopSolid só é feita quando se premir o botão 'Aplicar textos' e apenas sobre as linhas da grelha que tenham o visto na checkbox 'Aplicar'.
E pronto, esta é a ideia geral sobre o software TopLegenda. Um editor de legendas, que pode poupar algum trabalho rotineiro e repetitivo especialmente quando se faz detalhes, o que normalmente significa preencher dezenas ou centenas de legendas de peças com a mesma informação que já está na lista de materiais. Utilizando este software, depois de terem o perfil da legenda que utilizam criada, com 2 ou 3 cliques de botão preenchem a legenda automaticamente com a mesma informação que já introduziram para gerar a lista de materiais dos componentes utilizados no molde.




Espero que vos seja útil, que vos ensine, ajude ou dê novas ideias. Como de costume partilho não só o instalador pronto a usar, mas também o código fonte que desenvolvi. Não tenho esperança de ganhar dinheiro imediato com algo tão simples, mas espero que o prestigio de o criar me enriqueça de outra forma.

Um bem haja para todos, questões, comentários ou sugestões, são muito bem vindas.


Tags:
Se achou esta publicação interessante, partilhe, comente e siga.

Receba actualizações

Subscreva o nosso email e receba actualizações.

Partilhar esta publicação

Publicações relacionadas

0 comentários:

Sobre mim

A minha foto
aka geniosoft geniosoftware@gmail.com

Seguidores

Arquivo do Blog

Copyright © 2013 CAD with API. Bloggerized byOzynetwork converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top