terça-feira, 29 de outubro de 2013

COMPONENT FIND - VB2012 - TOPSOLID V6.12

Fernando "geniosoft" Pinheiro | terça-feira, 29 de outubro de 201313:23 |

Component Find é um programa de busca e substituição nas propriedades das shapes e componentes num modelo CAD aberto no TopSolid.
Podemos procurar por uma parte da designação e enviar para um determinado Layer, por exemplo: Search: "cooling" Enviar para o Layer: 23.
Isto pode ser muito útil quando recebemos uma modelação de outro software e precisamos de organizar a informação por layers ou de outra forma.

Quando executamos a busca o software esconde o TopSolid para executar a busca mais rapidamente. Existe uma checkbox que nos permite executar a busca com o TopSolid visivel, assim como um botão para esconder/mostrar a aplicação TOP.

A busca pode ser parcial ou completa. Isto é, se procurarmos pelo index 200, se fizermos a busca exacta, o software apenas aplica as alterações a uma peça que tenha exactamente o index 200, mas se fizermos busca parcial, podemos ter resultados nas peças "P200", "200A", "C200", ..., com a opção "busca iniciada por" apenas nos retornará, a "200", "200A", ...

Quanto às opções de subsituição, neste momento podemos alterar o layer, a designação das peças encontradas, o fornecedor e a referencia, assim como mostrar a peça, ou esconder todas as que não correspondam à busca. O que apenas tem um impacto visual, sem alterar nada no nosso modelo.

O programa foi construido com o Visual Studio Express 2012, em Visual Basic. Utiliza a API do TopSolid para comunicar com o mesmo.

O que descobri pela experiencia é que o TOPSOLID é relativamente confuso na informação que passa para fora sobre as shapes. Se analisarmos elementos dentro do TOPSOLID, o mesmo apresenta-nos informação sobre esses elementos, como index, fornecedor, etc, que depois quando analisamos a mesma shape pela API na programação, retornamos propriedades em branco. Poderá haver uma agregação de propriedades com outros elementos que serviram de base ás clusters? Penso que será algo desse género, mas de qualquer forma a informação mesmo partilhada com outras shapes deveria retornar para fora.

Mas este software continua a ser bastante útil, especialmente quando recebemos modelações do exterior e as queremos reorganizar. E servirá também para ajudar quem se queira lançar na programação de utilitários para este software CAD, visto que a informação existente é pequena, e a maior parte das coisas tive que descobrir por trial & error, poupando esse esforço a quem já se apoiar neste código.

No entanto gostaria sempre dos vossos comentários, e SE TIVEREM IDEIAS OU DESAFIOS PARA MIM, CONTACTEM-ME!




Tags:
Se achou esta publicação interessante, partilhe, comente e siga.

Receba actualizações

Subscreva o nosso email e receba actualizações.

Partilhar esta publicação

Publicações relacionadas

0 comentários:

Sobre mim

A minha foto
aka geniosoft geniosoftware@gmail.com

Seguidores

Arquivo do Blog

Copyright © 2013 CAD with API. Bloggerized byOzynetwork converted by BloggerTheme9
Blogger template. Proudly Powered by Blogger.
back to top